quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Greve (II)



A actual situação da Saúde não é, de todo isolada. Vivemos num país trespassado por uma aura de secretismo e ocultismo atroz, onde apenas uma minoria tem acesso à informação, à admissão, à opinião, numa espécie de herança genealógica. Uma maçonaria de amigos, filhos, primos, enteados, afilhados e protegidos. Um país onde se cortam as árvores apenas para que não façam sombra aos arbustos, como escreveu Luís de Sttau Monteiro na peça “Felizmente há Luar!”.


A cartelização da saúde levou a que, socialmente, a Enfermagem e o processo de admissão se tornassem em anedotas contadas ao domingo no churrasco dos Conselhos de Administração, aos feriados no jantar de convívio dos Secretários de Estado da Saúde e durante toda a semana nos banquetes reservados do Executivo.


A comunidade de Enfermagem junta-se hoje, em dia de greve em frente ao Ministério da Saúde. A representatividade será a que se irá ver, mas pede-se mais. Pede-se que todos unam forças. Pede-se que se lute de punho erguido, em voz alta, mas pede-se também que seja transversal. Do Enfermeiro de Cuidados Gerais, ao Enfermeiro Especialista, do jovem ao mais experiente, do Enfermeiro de nível 1 ao Enfermeiro Director.


Aos senhores Enfermeiros com mais experiência, relembrem-se que esta é uma luta de TODOS e que, mesmo que perto da aposentação, os jovens precisam de ajuda nesta luta. O desemprego destrói uma profissão e, mais que isso, diminui a sua cotação económica e social. Lutem pela profissão que exercem, pela continuidade dela e pela continuidade dos seus profissionais que, mais não fazem senão manter o vosso legado vivo. É certo que a vós se devem muitas das conquistas que hoje são consideradas dados adquiridos, lutemos um pouco mais. Todos os jovens Enfermeiros e estudantes de Enfermagem deste país têm os olhos postos em vós e esperam um sinal aprovação.


Aos jovens Enfermeiros, avizinha-se um período duro, de luta, de perseverança. Lutem pela profissão que vos enche por dentro, que vos fez estudar, perder horas de sono e crescer como Seres Humanos. São vocês o futuro da profissão que escolheram, A Enfermagem. Lutem por uma profissão dignificada e não pela dignidade, pois essa, mesmo que esquecida por vezes, nunca nos abandonou.


Estamos em greve senhores Enfermeiros, mostremos a garra que nos une.



Notícias:


JN: Adesão de 100% nos Hospitais de São José, Curry Cabral, Dona Estefânea, Capuchos e INEM (Clique para ler).

DN: Adesão dos enfermeiros à greve superou os 70% (Clique para ler).

Público: Saúde das pessoas não fica em risco com greve dos enfermeiros, garante ministra (Clique para ler).

Idem: Greve da função pública: hospitais, comboios e recolha de lixo são dos sectores mais afectados (Clique para ler).

CM: Greve afecta Hospitais (Clique para ler).

1 comentário:

Anónimo disse...

Até o meu carro fez greve! Obriguei-o a ir à des(ordem) inscrever-me e puff... Avariou :\

Pronto... Quanto aos assuntos sérios... quero ver no que esta greve deu... entretanto continuo aqui sentada... sem trabalho à espera que um dignissimo senhor se lembre que tem um enfermeiro por cada paralelo da rua... ou isso ou ganho coragem para ir embora e deixo de atrasar a minha vida por causa deste País!

Bom blogm =) Parabéns =) Vou voltar + vezes ;)