domingo, 12 de outubro de 2008

Esclarecimento

Criou-se ultimamente um mito. Esse mito é que, por alguma razão, se deu propositadamente destaque ao "Dia dos Mundial Cuidados Paliativos" esquecendo o "Dia Mundial da Saúde Mental", realizado no passado dia 10 de Outubro.
Lamentamos imenso mas, no que concerne à Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica consideramos existir um imenso vazio.
À parca produção científica nacional, juntamos um Dia Mundial cujo tema é "o suicídio". Longe de considerarmos o tema desprovido de interesse, consideramos no entanto que este tema é uma "pescadinha de rabo na boca". A título de informação, a taxa de suicídio decresceu em Portugal.


(Método directo: população-padrão europeia)
(a) Calculada pela DGS para Portugal, incluindo Regiões Autónomas. Fonte: PNS 2004-2010, Vol. 1, pág. 60.(b) Grécia, EUROSTAT (2008). Fonte: INE (2008). Elaborado a partir de informação disponível e não publicada.

Compreendemos que seja necessário justificar as vitórias obtidas pelo Alto Comissariado da Saúde na área de Coordenação Nacional para a Saúde Mental...mas o objectivo primordial destes dias é, mais que realizar palestras e congratularmo-nos com objectivos atingidos, chamar a atenção para áreas menos favorecidas. Isto, logicamente, com o objectivo de concentrar esforços e metodologias de melhoramento. Compreendemos a decisão, é tão mais fácil falar da alegria que se sente ao atingir os objectivos, ainda mais quando a comunicação social concede um eco especial nestes dias.

Infelizmente, estas acusações provêm de leitores menos atentos, uma vez que, no dia 30 de Julho de 2008, foi publicado no Sala de Enfermagem, um artigo que versava directamente sobre a temática da Saúde Mental e Psiquiátrica. Este artigo de cariz científico incidia na temática da detecção de delirium em doentes institucionalizados e com Demência por profissionais de Enfermagem.

Ler Artigo do Dia 30 de Julho (clique aqui para abrir).

Não seria, literalmente, uma atitude paradoxal evitar o tema mas publicar artigos da área?
Seria concerteza. No entanto, e para provar que a Sala é mais vossa do que nossa, aqui está. Sempre que surjam dúvidas façam delas a vossa bandeira e emitam o vosso juízo de valor! Aqui a liberdade é uma realidade.




Sem comentários: