segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vacinação contra o vírus do papiloma humano começou hoje

A vacinação de adolescentes contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos principais responsáveis pelo cancro do colo do útero, começou hoje.
A vacina a administrar por rotina às jovens com 13 anos de idade em 2008 (nascidas em 1995) é tetravalente (Gardasil®), contra os genótipos 6, 11, 16 e 18 de HPV, segundo o esquema: 0, 2 e 6 meses. O esquema vacinal fica completo com 3 doses (Resumo das Características do Medicamento – RCM), conforme a Circular Normativa da DGS.

O objectivo é prevenir as infecções pelo vírus e diminuir a incidência do cancro do colo do útero, que em Portugal mata mais de 300 mulheres por ano, segundo o Ministério da Saúde.

A DGS redigiu um Texto de apoio à Circular Normativa nº 22 /DSCS/DPCD de 17 de Outubro de 2008que versa sobre os seguintes assuntos:
História natural da infecção por Vírus do Papiloma Humano (HPV)
HPV e infecção
Transmissão da infecção
Desenvolvimento do cancro do colo do útero
Outras patologias associadas ao HPV
Epidemiologia do HPV
Dados portugueses
Estratégias para o controlo das infecções e doenças causadas por HPV
A vacinação
Rastreio

Justificação da introdução de uma vacina contra infecções por Vírus do Papiloma Humano no Programa Nacional de Vacinação

Imagem: vírus do papiloma humano fonte - SCIENCE PHOTO LIBRARY

1 comentário:

Anónimo disse...

Na verdade, tive a oportunidade de acompanhar o lançamento desta vacina em Portugal em meados de Dezembro de 2007 no Hotel de Le Meridien em Lisboa, Simpósio sobre a temática "Novas vacinas, novos benefícios, novas oportunidades" organizado pela Sanofi Pasteur MSD que promove a distribuição desta vacina e da RotaTeq.
Com efeito, tratando-se de um investimento dispendioso, poderá ser lucrativo a longo prazo (falando em termos de gestão na saúde) uma vez que com a prevenção, garantir-se-á menos incidência deste tipo de afecção e menos gastos com os tratamentos que são extremamente caros e traumatizantes para a pessoa... No entanto, salienta-se a detecção de pelo menos 3 casos (em meados de Fevereiro salvo erro!) de 3 jovens adolescentes que terão falecido após a administração desta vacina! Coincidência ou não? Não o poderei afirmar decerto, mas fica a curiosidade.
Esperemos que esta vacina se concretize num benefício prático e generalizável.
Mais um tema actual e pertinente caro colega :)
A redactora do Rebenta a Bolha na Sala de Enfermagem