terça-feira, 7 de outubro de 2008

Prémio Nacional de Saúde 2008

A antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros Mariana Dulce Diniz de Sousa foi distinguida com o Prémio Nacional de Saúde 2008, pelos «contributos inequívocos prestados no decurso do seu desempenho profissional», anunciou a Direcção-Geral da Saúde (DGS).
A galardoada foi bastonária da Ordem dos Enfermeiros de 1999 a 2004.
Segundo refere a nota da DGS sobre a decisão do júri, Mariana Dulce Diniz de Sousa marcou, pela sua «reconhecida competência e qualidade de desempenho, a enfermagem em Portugal, com especial relevância nos seus aspectos de organização, administração, ensino e dignificação profissional dos enfermeiros que, inequivocamente, contribuíram para a obtenção de ganhos de saúde e prestígio das organizações no âmbito do SNS».
A Sala de Enfermagem encara de forma especial o facto de tal distinção ter recaído sobre uma enfermeira, o que vem dar, mais uma vez, a visibilidade que a classe merece, especialmente por este prémio, criado em 2006, visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

Os anteriores galardoados foram:
2006 – Dr. Albino Aroso, um dos maiores impulsionadores do Planeamento Familiar em Portugal, e com um reconhecido trabalho na área materno-infantil.
2007 - Professor Doutor Fernando de Pádua, o seu nome está associado à prevenção das doenças cardiovasculares e demais doenças crónicas não transmissíveis.

Sem comentários: