segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Plurima praestat amor, sed sacra pecunia cuncta (*)

Judas deixando as trinta moedas cair enquanto as recebia.



Não foi com surpresa que vimos a Ordem dos Enfermeiros lutar, e bem na nossa opinião, contra a usurpação de funções levadas a cabo por profissionais de outras áreas. Falamos obviamente da novela farmacológica da Ordem dos Farmacêuticos.

Mesmo de pois de, no parecer emitido pela Ordem dos Enfermeiros constar que "Não devem os enfermeiros realizar acções de formação que transfiram para outros profissionais as competências da actividade profissional" e após a tomada de posição destinada à população do sentido desta não aceitar este procedimento em Farmácias que não disponham de Enfermeiros, eis que algumas colegas aceitaram colaborar com a Ordem dos Farmacêuticos na formação dos mesmos. Mesmo depois do Anúncio publicado pela Ordem dos Enfermeiros.

Apadrinhada pela Ordem dos Farmacêuticos realizar-se-à, nos próximos dias 6, 7 e 8 de Outubro, sob a tutela da Direcção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos organiza uma das duas edições do Curso de Administração de Injectáveis. Local? No Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, no Monte da Caparica. Este curso terá, espantem-se, 20 horas de formação. Toda uma ciência.

Curso de Administração de Injectáveis.

Módulo 1 - Relação Utente/Farmacêutico
Módulo 2 - Princípios Gerais de Assepsia
Módulo 3 - Procedimentos de Suporte Básico de Vida para Farmacêuticos
Módulo 4 - Aspectos Farmacêuticos da Prestação deste Serviço
Módulo 5 - Injecção Intramuscular
Módulo 6 - Injecção Subcutânea
Módulo 7 - Técnica de Injecção IM
Módulo 8 - Técnica da Injecção SC


Como se já não bastasse a vergonha maior de ver ENFERMEIROS a prestar formação, por uns euros, nesta venda de banha-da -cobra, vemos ainda conteúdos EXCLUSIVOS da ENFERMAGEM serem devorados por outros grupos profissionais. Falo obviamente da Assépsia, ex-libris do ensino e prática da Enfermagem Moderna.
O nome e percurso profissional das enfermeiras que se sujeitaram a leccionar neste curso estão disponíveis no blogue Doutor Enfermeiro, Aqui (Clique para Ler).

(*)-O Amor faz muito, mas o dinheiro faz mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Essas gajas se calhar nem estão inscritas na OE!
É que a OE não pode fazer-lhes nada. São professoras e prontos!...

Anónimo disse...

Os Enfermeiros são uma classe muito respeitada na sociedade e têm toda a razão quando dizem que as suas funções estão a ser usurpadas por outros grupos profissionais.
Só discordo que ofendam sistematica e publicamente os Farmacêuticos, que também são profissionais de saúde e que têm uma formação universitária, técnica e científica muito superior, em algumas áreas, à dos Enfermeiros.