domingo, 21 de setembro de 2008

Bastonária da OE salienta importância do acordo estabelecido com Ministério da Saúde

Decorreu na tarde de ontem, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, a Cerimónia de Vinculação à Profissão dos jovens enfermeiros inscritos na Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros (OE). Na sessão, a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, salientou a recente aceitação, por parte do Ministério da Saúde, da proposta de Modelo de Desenvolvimento Profissional proposto pela OE, que contempla, entre outros aspectos, a criação de um internato em Enfermagem (tal como já tinha sido avançado no blog na sexta-feira).

No discurso de boas-vindas aos recém-licenciados à profissão, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros recordou os resultados da reunião da passada quinta-feira com a Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde, e com o Dr. Francisco Ramos, Secretário de Estado Ajunto e da Saúde. «Foi aceite formalmente o instrumento que há-de regular a profissão no futuro». Houve um compromisso da equipa ministerial no sentido de que «o Modelo de Desenvolvimento Profissional corresponderá à maior capacitação dos enfermeiros no que diz respeito à qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos», afirmou a Enf.ª Maria Augusta Sousa.

De acordo com a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, «estão criadas as condições políticas para que a alteração estatutária da Ordem seja apreciada na Assembleia da República».

Para a Enf.ª Maria Augusta Sousa, o passo dado esta semana junto do Ministério da Saúde é comparável, em termos de relevância para a profissão e para os cidadãos destinatários dos cuidados, com a criação de um único nível de formação em Enfermagem, facto que ocorreu em 1975.

Falando perante cerca de 250 jovens enfermeiros, a Bastonária da OE não podia deixar de fazer referência às dificuldades de empregabilidade. Sublinhando que essa é uma matéria que compete aos responsáveis políticos da Saúde, a Enf.ª Maria Augusta Sousa solicitou aos colegas presentes na cerimónia que ajudem a desmistificar a ideia de que «as necessidades em cuidados de Enfermagem estão cobertas porque há enfermeiros no desemprego. Isso não é verdade. O que existe são necessidades não cobertas e uma política de emprego inadequada».

Na Cerimónia de Vinculação da Secção Regional do Sul também tiveram oportunidade de dirigir algumas palavras aos jovens colegas a Enf. Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, e o Enf. Rogério Gonçalves, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Sul.


(Fonte: Ordem dos Enfermeiros)

Caros colegas, fica este post à vossa consideração. Gostávamos de saber a vossa opinião acerca do assunto, muito se falou deste momento, parece que já não está longe a sua concretização.

Esperamos ter reacções.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que tenha sido uma cerimónia marcante para os jovens enfermeiros. Estamos numa fase dificil para a Enfermagem, sobretudo pelo nº de desempregados que actualmente existem. Mas eu também tenho a opinião dada pela bastonária, de que não estão cumpridas as necessidades em nº de enfermeiros, para o nosso sistema de saúde. As dotações dos serviços estão longe de cumprirem as próprias orientações do Ministério, mas por razões económicas o Governo deixou de admitir trabalhadores para a administração pública, incluindo os enfermeiros. Todos conhecemos as dificuldades que temos nos serviços, por causa da carência que existe: acumulação de horas e dias em dívida, por se trabalhar mais do que o horário semanal, dificuldade em tirar horas de formação, direitos retirados por não se conseguir dispensar o enfermeiro (amamentação, trabalhador-estudante...).
A exigência de admissão de mais enfermeiros faz parte da actual negociação com o Ministério, assim como a resolução da precariedade e ainda uma carreira horizontal que se aplique a todos os enfermeiros do sector público, em que é fundamental a implementação deste novo Modelo de Desenvolvimento Profissional.
Estas matérias são as exigências da greve marcada por todos os sindicatos para dias 30/9 e 1/10, com uma manifestação no dia 1/10.
É altura de todos os enfermeiros, desempregados e estudantes se unirem e darem uma grande demonstração da força dos enfermeiros e exigir o que é fundamental para o nosso futuro próximo.
Vamos passar a mensagem a todos os nossos colegas, para nos juntarmos e participarmos. Os sindicatos organizam transportes.

Administrador disse...

É um orgulho ler as palavras escritas pelo primeiro colaborador deste Blogue. Interessante, conciso e racional. Parabéns Enfermeiro!

Anónimo disse...

bom comeco