sábado, 1 de novembro de 2008

Descoberto novo teste pré-natal para síndrome de Down

Uma equipa de investigadores norte-americanos revelou ter desenvolvido um novo teste sanguíneo pré-natal para determinar se um bebé tem síndrome de Down. Esta alteração genética, que provoca atrasos mentais e outros problemas, ocorre quando a criança tem três cópias do cromossoma 21, em vez das duas normais.


É o primeiro teste universal e não invasivo. É mais seguro e apresenta menos riscos para o feto do que os métodos invasivos como a amniocentese – onde uma agulha é introduzida no útero com o objectivo de retirar uma amostra do líquido amniótico , e a amostra das vilosidades coriais.
Estes testes apresentam um risco de cerca de 1 por cento de aborto ou defeitos à nascença. Coordenados por Stephen Quake, da Universidade de Stanford, na Califórnia, os investigadores descobriram uma forma de procurar os cromossomas extra que provocam a síndrome de Down nas pequenas quantidades de ADN fetal que circulam no sangue da mãe.


Este teste pode ser efectuado mais cedo – o que dá à mulher mais tempo para tomar uma opção quanto à sua gravidez – e detecta outras doenças cromossómicas como a síndrome de Edward, que mata metade dos bebés na primeira semana de vida, e a síndrome de Patau, que mata mais de 80 por cento das crianças durante a infância.


A precisão do novo teste genético foi demonstrada num pequeno estudo com 18 mulheres grávidas. O teste permitiu identificar com exactidão nove mulheres com fetos portadores de síndrome de Down e três com outras doenças cromossómicas.


O Dr. Quake salienta, porém, a necessidade de repetirem os estudos num número mais alargado de mulheres, mas está confiante que este fará parte da rotina nos hospitais dentro de pouco tempo.


Continua, no entanto, a ser importante que os futuros pais estejam bem informados sobre a síndrome de Down.

Sem comentários: