segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

João Aguardela (1969-2009)

Partiu no passado dia 18 de Janeiro.

Adeus João Aguardela, até qualquer dia, o país chora a partida de um dos maiores génios criativos que este país já viu.

"Foi ontem, no hospital da Luz, em Lisboa. João Aguardela, músico do grupo Sitiados nos anos 90 e, actualmente, membro do colectivo A Naifa, faleceu aos 39 anos, de cancro."

"Aguardela fundou os Sitiados em l987, liderando, cantando e tocando baixo. Foi com esse projecto que começou a dar nas vistas na década de 90. Desde cedo ficou explícito que a sua ideia era combinar música tradicional portuguesa com linguagens como o rock ou a pop, um desígnio de fusão que nunca abandonou, como se constataria mais tarde com A Naifa e Megafone."


"O músico Jorge Buco esteve com ele desde o início. “Trabalhei com ele 17 anos, era espontâneo, criativo, sempre insatisfeito. Com ele, ou era para fazermos alguma coisa nova ou mais valia estarmos quietos. Tive a felicidade de ajudá-lo a pôr de pé muitas dessas ideias.”


Em 1996, numa entrevista ao PÚBLICO, Aguardela interrogava-se “porque raio não há em Portugal música de dança de raiz popular?”, numa alusão ao facto de haver quem não aceitasse que combinassem tipologias tecnológicas, como o tecno ou rap, com folclore.


Em declarações à Lusa, Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, lembra o ex-vocalista dos Sitiados como “uma força muito positiva no meio musical”.

Citações do jornal " Público" Aqui e Aqui.

Nos últimos tempos, Aguardela era membro do colectivo "A Naifa", juntamente com Luís Varatojo e Mitó. Aguardela, mais uma vez à frente do seu tempo...a maior evolução de sempre no que toca ao fado.

Visite:
http://www.anaifa.com/pt_anaifa.html

Sem comentários: