quarta-feira, 30 de julho de 2008

Detection of delirium by nurses among long-term care residents with dementia


Artigo científico que incide na temática da detecção de delirium em doentes institucionalizados e com Demência por profissionais de Enfermagem.

Artigo completo aqui.

Nursing students motivation toward their studies – a survey study



Estudo que incide sobre a problemática da motivação dos estudantes de Enfermagem Suecos no decorrer do seu plano académico.

Artigo completo aqui.

terça-feira, 29 de julho de 2008

1.ª Jornadas de Enfermagem em Ortopedia

Estas Jornadas têm o patrocínio científico da AESOP (Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses), contudo não se dirigem apenas a enfermeiros de sala de operações, uma vez que os temas do programa científico, abrangem assuntos do interesse tanto dos serviços de internamento, Consulta externa, Urgência e inclusive urgência pré-hospitalar.

Os temas das Jornadas serão debatidos na Sexta-feira e o Sábado será destinado a realização de workshops destinados ao Bloco Operatório, e também à apresentação de Comunicações Livres e Posters, em que será dada prioridade a temáticas de Internamento, Urgência, Consulta Externa, e Cuidados de Saúde Primários.

Inscrição até ao dia 30 de Junho o preço - 90 euros, se ultrapassarem esse prazo passa a ser 140 euros. O cheque referente à inscrição deverá ser endossado à Know Source, Organização de Eventos, Lda. e enviado (juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida) para:
Premium Travel
Largo Adro Igreja, 15 –D
S.Pedro Sintra
2710 – 487 SINTRA

Conheça o Cartaz do Evento.

Conheça o Programa Científico.

10ª Conferência Internacional de Investigação


Data: 30 de Setembro, 1,2 e 3 de Outubro de 2008
Local: Porto – Seminário de Vilar, Rua Arcediago Van Zeller, n.º 50
Contactos:
investigaenf@gmail.com
Organização: Associação Portuguesa de Enfermeiros

Parabéns Ordem


A Ordem dos Enfermeiros comemora, este ano, 10 anos de existência. Segundo a Bastonária, Maria Augusta de Sousa, "comemorar os 10 anos de existência da Ordem dos Enfermeiros significa enraizar o nosso presente no legado construído por milhares de enfermeiros ao longo de décadas, revisitando a nossa história; significa reconhecer que se abriu caminho para que os enfermeiros assumam a auto-regulação como instrumento de promoção da qualidade dos cuidados de Enfermagem aos cidadãos e de desenvolvimento da profissão; significa reforçar a confiança no futuro, com o que no presente somos capazes de construir."
Refere ainda que, "Não pouparemos esforços para continuar trilhando o caminho de afirmação da mais-valia que os cuidados de Enfermagem representam no global dos cuidados de saúde e, consequentemente, da importância que daí releva para a participação dos enfermeiros em todos os níveis do sistema de saúde e no desenvolvimento da formação e da investigação."
Foi ainda anunciado slogan para este ano, "Pela Qualidade da Saúde".
Da parte do Sala de Enfermagem não se desejam senão as maiores felicidades e conquistas para esta Ordem, conquistas estas que, a serem alcançadas, apenas serão emissárias de melhorias na vida quotidiana de todos os Enfermeiros do país.

Guia Orientador de Boa Prática

O Sala de Enfermagem congratula-se pela publicação de "Dor-Guia Orientador de Boa Prática" pela Ordem dos Enfermeiros. É, sem dúvida, uma excelente ferramenta de trabalho para toda a comunidade de Enfermagem.
Aguardamos ansiosamente pela publicação de "Guia de Boa Prática de Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Traumatismo Vertebro-Medular"

Descarregue o guia a partir do site da Ordem dos Enfermeiros, CLICANDO AQUI